O QUE É UM TREINAMENTO BÁSICO EM SST?
O treinamento básico de SST consiste em orientar o funcionário a desenvolver atividades da maneira mais segura e saudável possível. Este tipo de treinamento nas empresas é uma obrigatoriedade da legislação brasileira e ocorre para integrar o colaborador na empresa.
O treinamento de segurança do trabalho precisa ser priorizado pela gestão de toda empresa. Além de seguir as normas estabelecidas pela legislação brasileira, o desafio deve levar em consideração a saúde e o cuidado dos trabalhadores.
A melhor forma de prevenir acidentes no cotidiano de trabalho é manter o ambiente livre de riscos, e transformar os hábitos inseguros dos funcionários em hábitos mais seguros. Essa prevenção não é fácil de assegurar, mas é possível ser alcançada por meio do treinamento apropriado.
OS PRINCIPAIS OBJETIVOS SÃO:
O treinamento básico de SST orienta também que o exercício de uma atividade deve considerar o antes e o depois de sua concretização, ou seja, conscientiza sobre a importância do uso de EPI e de efetuar sinalizações; quando necessárias, inclui também outras medidas pertinentes a cada tipo de atividade que devem ser tomadas pelo trabalhador, da mesma forma, o término das atividades requerem observação de alguns procedimentos. Podemos citar o armazenamento correto de ferramentas, máquinas, equipamentos e outros procedimentos, conforme o tipo de atividade.
A IMPORTÂNCIA DO TREINAMENTO DE SEGURANÇA DO TRABALHO
Organizar um treinamento com foco em segurança do trabalho é o mesmo que ensinar para todos os colaboradores, de maneira teórica ou prática, os procedimentos corretos que devem ser exercitados antes, durante e após um trabalho. Na verdade, o objetivo vai além do compartilhamento de uma metodologia operacional. Trata-se de uma mudança comportamental por meio da compreensão de como a saúde e a segurança do trabalhador, de fato, importa.
Um treinamento de segurança do trabalho pode ter diversos assuntos e tipos, enriquecendo a organização em áreas distintas.
Dessa forma, é possível fazer com que o time de funcionários desenvolva princípios ricos, como: se importar com o colega de trabalho, desenvolver uma cultura de prevenção, proteção e integridade, entre outros.
Para o empregador, uma lista de ganhos pode ser mencionada, incluindo qualidade do serviço e produto, equipes capacitadas, bem-estar no ambiente de trabalho, diminuição do número de acidentes, engajamento dos funcionários, maior produtividade e segurança dos processos executados.
PREVENÇÃO
Apesar dos treinamentos de segurança auxiliar bastante, a disseminação da cultura da prevenção é o que faz a diferença na empresa.
Tais treinamentos são essenciais para que não só o responsável pela segurança, mas os líderes, gestores e todos os funcionários, de fato, conheçam a legislação e entendam os riscos aos quais possam estar expostos, além dos atos inseguros praticados no desenvolvimento de sua atividade.
Quando todos se unem para impedir que ocorrências indesejadas aconteçam, a empresa sai ganhando. Prevenir é a solução.
É preciso estar logado para adquirir esse curso.